28 de maio de 2018

François Walthéry - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista, Desenhador
(Bélgica) Argenteau, 17 de Janeiro de 1946


François Walthéry estuda desenho em Saint-Luc, Liège, tendo os seus professores detectado, de imediato, o seu talento para a arte. Mittei, seu vizinho, dá-lhe algumas dicas para melhorar o seu trabalho, resultando em cerca de vinte tiras da série Pipo, publicadas na revista Junior, irmão mais novo da revista Tintin.

Em Julho de 1963, a sua mãe leva-o à redacção da revista Spirou, chamando a atenção  de Yvan DelporteCharles Dupuis e Peyo. Inicialmente supervisionado por WillWalthéry é destacado para trabalhar na série Jacky et Célestin.
Após completar o serviço militar, assume Benoît Brisefer, ilustrando quatro episódios, de 1968 a 1973.
Ao mesmo tempo, cria um novo personagem baseado num argumento do seu seu colega de estúdio, GosNatacha, hospedeira do ar. Criada em 1967, é pouco assídua na revista Spirou até 1970.
Apesar de vários argumentistas (Gos, BorgersStoquart, Wasterlain Tillieux, Mittéï, Cauvin, Peyo e Michel Dusart), bem como artistas de renome (Jidéhem, Mittéï, Will, Wasterlain, Laudec, Georges Van Linthout), Natacha  aparece esporadicamente, inicialmente publicada pela Dupuis (13 livros em 18 anos), e depois por Marsu-Productions a partir de 1989 (meia dúzia de títulos).
Produz, em 1980, uma colecção de histórias de Vieux Bleu com argumento de Cauvin, um tributo ao «Tchantchès», o personagem excêntrico de Liège, além de cartazes promocionais e agendas.
Desde 1993, supervisiona a série  Rubine , ilustrada por Dragan de Lazare e escrita por Mythic para as Éditions du Lombard.

Séries publicadas em Portugal:
Benoît BriseferNatachaRoland Labricole

[actualizada em 20-11-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário