15 de abril de 2018

Pedro Massano - Ensaio de quadriculografia portuguesa


Desenhador, Argumentista
(Portugal) Lisboa, 15 de Agosto de 1948

Jornalista, editor, ilustrador, autor, crítico e divulgador de banda desenhada, Manuel Pedro Dias Massano Santos nasce a 15 de Agosto de 1948, em Lisboa, tendo vivido durante alguns anos nos Açores (São Miguel), onde fez quase toda a escola primária. De regresso a Lisboa, conclui a 4.ª classe e frequenta o Colégio Militar.
Contacta com a banda desenhada desde tenra idade, pois começa a ler precocemente (com 4 anos), inicia-se como leitor do Cavaleiro Andante e mais tarde de outras revistas de BD, o que influencia decisivamente a escolha desta Arte (a Nona Arte, como também é conhecida a BD, por oposição ao Cinema, a Sétima Arte) como sua grande paixão. Curiosamente, teve no rígido Colégio Militar, um professor que um par de vezes por semana tinha o bom hábito de distribuir revistas de BD em francês pelos seus alunos durante as suas aulas, como motivação para ensinar o francês, o que lhe permite contactar com o que de melhor se fazia na bande dessinée franco-belga.
Frequenta o curso de Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, durante os anos 70, em simultâneo com trabalhos de banda desenhada, caricatura e ilustração, para jornais como Musicalíssimo, Observador, Volante e República.
A sua primeira banda desenhada publicada foi BZZZ, que aparece no suplemento Mosca, no Diário de Lisboa, em 1972, assinando então como Mané (de resto, a assinatura nos seus trabalhos teve outras cambiantes, como Pedro ou Manuel Pedro).
Massano está associado ao aparecimento da célebre e efémera revista Visão (1975-1976), inteiramente dedicada à banda desenhada e que pelas novas abordagens narrativas e gráficas marca fortemente uma ruptura entre os autores e leitores de BD no nosso país, numa aventura que dura 12 números.
Na mesma época (finais dos anos 70) passa também por outra revista de BD, associada a um programa da RTP, o Fungagá da Bicharada e por jornais tão variados como Autosport, Portugal Hoje, Ação Socialista, O País, Cinéfilo, Negócios, Diário de Notícias ou a revista Match Magazine.
O seu primeiro álbum editado foi A Primeira Aventura no País de João, segundo textos de Maria Alberta Menéres, em 1977, pela Comissão Organizadora do Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas, com a impressionante tiragem de 500 mil exemplares, provavelmente uma tiragem sem paralelo no nosso país.
Segue-se o longo ciclo de O Abutre, uma série de breves tiras com um humor muito negro, iniciada no semanário A Luta, em 1978, se bem que a sua concepção seja anterior, pois já tinha apresentado um conjunto de tiras para publicação no jornal Musicalíssimo, em 1973, que entretanto ficaram na gaveta. Esta série teve continuação num conjunto de sete álbuns editados ao longo da década de 80, pela Europress. Nesta mesma editora foram lançados os álbuns A Lei do Trabuco e do Punhal: Mataram-no Duas Vezes e A Missão H...orrível. Uma aventura da minhoca Tropicalda, ambos em 1987, com a particularidade de o primeiro ter tido também publicação no Diário de Notícias desse mesmo ano.
Realiza alguns trabalhos de BD na área da publicidade e do marketing, como é o caso d'As Aventuras do Capitão Iglo, uma coleção de cromos, em 1987, O Natal do Sabião, para os CTT, em 1991, O Vitaminas em Ação eco... logicamente, para a Sumol Néctar, em 1991 e O cliente é o nosso rei e patrão
Dada a dificuldade de editar banda desenhada em Portugal, em meados dos anos 90, Pedro Massano chega a ter o seu próprio projecto editorial, com a PIM (Publicações Ilustradas Multicor), onde espera editar os seus trabalhos, o que chega a acontecer com um manual sobre as técnicas da BD, Como Fazer Banda Desenhada, e as tiras bem humoradas de Os Passarinhos
Em 1997 vê finalmente editado o primeiro volume de A Conquista de Lisboa, pelo Montepio Geral, que fez uma tiragem destinada à oferta aos seus associados e clientes, episódio que também foi publicado na revista Montepio Juvenil, entre 1997-1999. O segundo volume, Por Vontade de Deus saiu em 2002, sob a chancela da Booktree.
Neste trabalho, é possível observar uma abordagem pouco usual em banda desenhada histórica, dada a rara objectividade e pertinência com que são retratados os cristãos e os mouros, desmistificando conceitos ainda muito enraizados no ensino da História e em grande parte das BD históricas feitas por autores portugueses.
Massano tinha este projecto em curso desde há alguns anos, com o objectivo de estar pronto em 1997, por ocasião dos 850 Anos da Tomada de Lisboa aos Mouros.
Por ocasião do 25.º aniversário da revolução dos cravos, Massano participa na exposição itinerante Uma Revolução Desenhada: o 25 de Abril e a BD, para a qual, realizou uma curta história baseada na revolução, o mesmo sucedendo a outros autores portugueses que também participaram nesta obra colectiva, de que resultou um notável livro/catálogo (da Bedeteca de Lisboa/Edições Afrontamento, 1999).
Mantendo o tónico na História de Portugal, Pedro Massano, juntamente com o argumentista Patrick Lizé, um francês que vive em Portugal, desenvolve o primeiro título da mini-série Le Deuil ImpossibleLe Chevalier du Christ, editado em 2001 pela Glénat (uma das mais importantes editoras de banda desenhada francófona), que nos dá a conhecer uma curiosa história passada em torno de um homem que aparece em Roma, em 1598, dizendo tratar-se de el-rei D. Sebastião de Portugal, o que vai provocar uma autêntica tempestade diplomática pois, a seguir ao desastre de 1578, o rei espanhol Filipe II assumiu em simultâneo o trono português, sob o título de Filipe I.
Por ocasião do referendo sobre a regionalização, Massano desenvolve, para a página na Internet do Ministério da Administração Interna, as tiras de Dick Tetiv, numa toada de bom humor, que foram aparecendo em junho de 1998, durante várias semanas. As tiras de Dick Tetiv, incluindo as inéditas, foram reunidas num livro editado pela Câmara Municipal de Moura em 2001.
No semanário Eco Regional, do qual é director, tem publicado as tiras de Contacto em Lisboa, uma BD policial realista, e Os Passarinhos, uma tira humorística, para além de ser responsável por uma página de informação e crítica sobre a BD portuguesa, Quadradinhos à Portuguesa

Adaptado da Editora Gradiva


One-shots publicados em Portugal:
  • A lei do trabuco e do pinhal -  Mataram-no duas vezes..., Luís Avelar (arg.), Álbum Europress [1987]
  • Minhoca Tropicalda - Missão H...órrivel, Álbum Europress  [1987]
  • A conquista de Lisboa, 1997, Álbum Montepio Geral [1997]
  • O comboio do ouro, 1999, Selecções BD [2º série] #14
  • O abutre, Cadernos Sobreda BD #14
  • Contacto em Lisboa, Cadernos Sobreda #14
  • A conquista de Lisboa - Tomo 2 - A vontade de Deus, 2002, Álbum Book Tree [2002]
  • Le neuvième rêve 2, 2003, in Vasco Granja, Álbum Edições ASA [2003]
  • Salúquia, a lenda em banda desenhada, 2009, Colectivo, Álbum Câmara Municipal de Moura [2009]
  • A batalha - 13 de Agosto de 1385, 2014, Álbum Gradiva [2014]
  • Revisão - Bandas desenhadas dos anos 70, Colectivo, Marcos Farrajota [2016]
[actualizado a 21-3-2018]

Sem comentários:

Enviar um comentário