19 de março de 2018

Jean-Claude Forest - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista, Desenhador
(França) Le Perreux-sur-Marne, 11 de Setembro de 1930 - Lagny, 30 de Dezembro de 1998

Jean-Claude Forest faz a sua estreia na editora Élan, onde desenha Le Vaisseau HantéHyppolite et les Diamants de Pesetas-City. Trabalha para as revistas OK, Caméra 34 e Vaillant. Para esta última, cria a série Copyright. Ingressa em 1952 na Société Parisienne d'Édition, onde assume Charlot e inicia a série Mike Hagarth. Ao longo da década de 1950, ilustra para diversas revistas e livros de bolso.
Na segunda metade da década de 1950, desenha para a Mireille (Princesse Étoile e Cendrillon, escritas por Marijac), Suzette e Nano et Nanette. Depois de desenhar três episódios de BicotForest cria, em 1962, o seu clássico Barbarella para a revista V..
Por muitos, Jean-Claude Forest é considerado o pai da BD adulta, muito devido a Barbarella, podendo ser chamada a precursora do erótico em BD. A série torna-se tão famosa que Roger Vadim transforma-a num filme. Também em 1962, Forest torna-se director artístico do Club des Bandes Dessinées.
É editor-chefe da revista Chouchou desde 1964, onde cria Bébé Cyanure e escreve Os Náufragos dos Tempos (desenho de Paul Gillon). Forest começa a trabalhar para a televisão e escreve poemas e canções. Além disso, produz Les Contes de la Barca Saoule para a Métal Hurlant e Fluide Glacial.
Trabalha para À Suivre desde a primeira edição da revista em Fevereiro de 1978, escrevendo os argumentos de Roman de Renart (arte de Max Cabanes) e Ici Même (arte por Jacques Tardi), além de outras histórias. Em 1981, escreve o episódio final de Barbarella, publicado em L'echo des Savanes e, desta vez, desenhado por Daniel Billon. Na década de 80, colabora na revista de BD Okapi.

Séries publicadas em Portugal:
BarbarellaNáufragos do Tempo (Os)

One-shots publicados em Portugal:

  • Aqui mesmo (Ici même), 1979, Jacques Tardi e Jean-Claude Forest, Levoir, Colecção Novela Gráfica (4ª série) [2018] 
[actualizado em 21-12-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário