29 de março de 2018

Bernard Dufossé - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista
(França) Le Raincy, 11 de Junho de 1936

Bernard Dufossé inicia a sua carreira em publicidade, depois de ter estudado artes aplicadas em Paris. Em 1965, trabalha para as várias publicações de Bonne Presse (mais tarde Bayard). Na Record, cria Natália, uma série que continua até 1974. Está presente em Lisette com várias histórias escritas por escritores como Gendron, Guy Hempay e Henriette Robitaillie.
Em 1966, assume uma colaboração com a editora Fleurus, fazendo várias ilustrações e histórias curtas para as revistas Fripounet (Cap'tain Furybon), J2 Magazine (ValentineLes Prisonniers de l'Espace) e Formule 1 (Frank et DragoAnna et Cie.). Em 1976, na revista DjinDufossé cria Mémory, uma série de ficção científica com texto de Jean-Marie Nadaud. Dois anos depois, lançou Tärhn, Prince des Étoiles. Esta série é continuada em Triolo de 1981 a 1986.
A partir de 1972, Dufossé faz várias BD’s com textos de Serge Saint-Michel para as revistas africanas Kouakou e Calao, bem como para vários jornais diários. Várias dessas obras foram recolhidas em álbuns pela editora Segedo (Passe CroiséeLa Ballade AfricainePrinces Les DeuxAka et les Forages, etc.). Simultaneamente, Dufossé produz Petunia em Lili-Aggie Magazine e a série O Clube dos Cinco com textos de Serge Rosenzweig para a editora Hachette. Além disso, faz publicidade e várias ilustrações para revistas de escutismo. Em 1995, junta-se ao escritor Patrick Cothias para criar Les Sanguinaires para a editora Glénat. Em 1999, sob o pseudónimo Kovacq, aventura-se na BD erótica, o que resulta em Hilda (1999) e Diane de Grand Lieu (2003), ambos publicados pela Revista Press International.

Séries publicadas em Portugal:
Cinco em banda desenhada (Os)NatáliaBill Hickok, Wyoming Jones, Zanna, Zembla 

[actualizado em 7-2-2015]

Sem comentários:

Enviar um comentário