1 de fevereiro de 2018

Torpedo 1936 #1

A partir de hoje, a Levoir irá distribuir com o jornal Público o integral da série Torpedo em cinco álbuns com uma edição semanal. A série Torpedo já havia sido editado nos anos 80 em seis álbuns da extinta Editorial Futura, além da publicação avulsa em algumas revistas.

Lucas Torelli, mais conhecido como Torpedo, é um siciliano emigrado na América dos anos 30 à procura do sonho americano.  Homem amargo, duro, de coração seco, sórdido, amoral e rancoroso, para quem a vida humana não tem qualquer valor é um dos personagens mais truculentos da banda desenhada contemporânea.

Torpedo 1936 foi criado em 1981 por Ernesto Sánchez Abulí nas páginas da revista Creepy. Inicialmente foi convidado para  desenhar esta obra de um humor imensamente negro e cheia de trocadilhos o mestre americano Alex Toth, que deu também a sugestão do título: Torpedo era o nome dado na América dos anos 30 aos pistoleiros a soldo. Um título que, como reconhece Bernet, “se revela uma imagem perfeita para definir aqueles tipos que, uma vez que recebem o dinheiro e a incumbência de matar alguém, põem-se em marcha e não param até atingir o alvo. Exactamente como um torpedo!”

Em 1981, Toth abandonaria a série ao fim de apenas dois episódios, incomodado com o sexo, violência e amoralidade dos argumentos de Sánchez Abulí.

Quem o sucedeu foi o reconhecido ilustrador catalão Jordi Bernet que ao dar protagonismo a um mafioso cínico e sem escrúpulos, cuja figura se vai humanizando muito lentamente, à medida que vamos conhecendo o seu passado, fez de Torpedo 1936, uma das mais populares séries europeias do final do século XX. Em 1985  ganhou o Prémio Alph-Art para o  Melhor Álbum Estrangeiro de Angoulême.

Durante vários anos Torpedo  esteve suspenso devido a querelas entre Abulí e Bernet, mas face ao sucesso das sucessivas edições integrais que mantiveram bem viva a chama de Torpedo, Luca Torelli regressa à BD em 2017. Torpedo 1972, o último volume desta colecção, foi entregue ao argentino Eduardo Risso, desenhador bem conhecido dos leitores portugueses graças a Batman Noir, Parque Chas ou Batman: Uma História Verdadeira, já anteriormente editados pela Levoir. Risso apresenta-nos um Torpedo a cores, envelhecido, mas que continua refinado na sua maldade mantendo as virtudes que o tornaram grande no mundo do crime. Risso passa com distinção na dura prova de substituição a 936 .

Este primeiro volume recolhe as primeira dezassete histórias curtas publicadas originalmente entre 1982 e 1984 da versão espanhola da revista Creepy. Um período que compreende os dois primeiros episódios ilustrados por Alex Toht e a etapa inicial de Jordi Bernet, que rapidamente se revelou o desenhador ideal para dar vida às histórias de Abuli protagonizadas por Luca Torelli, mais conhecido por Torpedo. Acompanhado pelo seu fiel ajudante Rascal, Torpedo é um assassino profissional desprovido de escrúpulos, cuja vida vamos descobrindo através de histórias deliciosas, de um humor negro e cinismo sem par, que subvertem completamente as convenções do género “noir”.

Torpedo 1936 #1, Ernesto Sánchez Abulí & Jordi Bernet, Levoir/Público, 158 pp., p&b, capa dura, 11,99€






Sem comentários:

Enviar um comentário