9 de novembro de 2017

Jean Van Hamme - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista
(Bélgica) Bruxelas, 16 de Janeiro de 1939

Após obter a licenciatura em economia, inicia uma longa carreira no campo do marketing. Simultaneamente, escreve as suas primeiras histórias para BD, iniciando-se, em 1968, com o erótico e mitológico Epoxy com desenho de Paul Cuvelier. Também para CuvelierVan Hamme escreve alguns episódios da série Corentin. Paralelamente, envolve-se na adaptação da uma série de pequenas metragens de animação para os estúdios Belvision. Na década de setenta, começa a escrever regularmente para a revista Tintin.

Os principais argumentos da década de setenta incluem Domino para André Chéret (escrito inicialmente por Greg), a série da aviação Michael Logan para André Beautemps e História sem Heróis para Dany. Em 1978, inicia a série Arlequin. Com a criação de Thorgal, em 1977, tem o seu primeiro grande sucesso. Ilustrado por Grzegorz RosinskiThorgal não é uma história clássica e histórica sobre um grupo de vikings. Jogando com elementos fantásticos, a série é mais uma fantasia heróica.

Um outro destaque da carreira de Van Hamme tem início em 1984, XIII, ilustrado por William Vance. Com o tema principal baseado no livro de Robert Ludlum, "A Identidade Bourne", a série é construída em torno de um personagem em busca de sua verdadeira identidade. O que se segue é uma série de intrigas emocionantes, envolvendo o governo e exército norte-americano. Ao mesmo tempo, produz a série de ficção-política SOS Bonheur para Griffo. Seguidamente, adapta o seu Largo Winch para BD, resultando numa série de sucesso, ilustrada por Philippe Francq. Em 1992, escreve Os Mestres Cervejeiros, com Francis Vallès, acerca de uma dinastia de cervejeiros belgas. Em 1996, trabalha com Ted Benoit num novo episódio da série Blake & Mortimer.

Em 2000, associa-se a Herman e lança Lua de Guerra. No ano seguinte, escreve os dois primeiros episódios da série Wayne Shelton, com desenhos de Christian Denayer.

Séries publicadas em Portugal:
ArlequinBlake & MortimerCorentin, Grande Poder de Chinkel (O)Largo WinchMr. MagellanMestres Cervejeiros (Os)Michael LoganS.O.S. FelicidadeThorgalXIII

One-shots publicados em Portugal:
  • História sem heróis (Histoire sans héros), 1975, Dany e Van Hamme, Tintin #46/10º ano a #16/11º ano; Álbum Livraria Bertrand [1980]
  • Vinte anos depois (Vingt ans aprés), 1995, Dany e Van Hamme, Selecções BD (2ª série) #4 a #7
  • Lua de guerra (Lune de guerre), 2000, Hermann e Van Hamme, Álbum Baleiazul [2000]
  • Western (Western), 2001, Rosinski e Van Hamme, Álbum ASA [2002]
[actualizado a 10-11-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário