6 de outubro de 2017

Colecção Novela Gráfica (III Série): O idiota

Da autoria do argumentista e ilustrador brasileiro André Diniz, a última novela gráfica desta colecção O Idiota, é um lançamento com estreia mundial em Portugal. André Diniz adaptou à BD o romance clássico do escritor russo Fiódor Dostoiévski, publicado em 1869.

André Diniz é um dos mais premiados autores brasileiros, tendo ganho mais de uma dezena de prémios, entre eles o de melhor graphic novel, melhor guionista, melhor edição de quadradinhos, melhor site de quadradinhos, entre outros. Em 2012, venceu o conceituado prémio HQ MIX, como melhor guionista nacional, com a obra Morro da Favela. O autor reside, desde 2016, em Portugal.

A narrativa gira em torno do príncipe Míchkin, um homem criado longe da Rússia devido a graves crises de epilepsia. Após longo período internado na Suíça, o príncipe então com vinte e sete anos decide reinserir-se na sua sociedade natal, sem que tenha a menor ideia do que o aguarda. Sincero, bondoso e complacente, o príncipe é atirado com rapidez surpreendente para situações sobre as quais pouco entende e nas quais as suas elevadas qualidades mais causam tumulto do que solução.

O Idiota usa uma linguagem quase exclusivamente contada por imagens, num registo em que o texto está praticamente ausente (das mais de 400 páginas, pouco menos de 30 contêm curtos diálogos).

Com prefácio do jornalista brasileiro Sidney Gusman, editor da Mauricio de Sousa Produções e editor-chefe do site Universo HQ.

 “O resultado é uma adaptação, tão original como conseguida, de um clássico da literatura mundial, publicada em Portugal antes de sair no Brasil e em França, que vem provar que é perfeitamente possível fazer “literatura desenhada” termo que Hugo Pratt preferia para designar a BD - contando com a força das imagens e com a sua articulação sequencial, por contar uma história (quase) sem palavras.” João Miguel Lameiras nas Iniciativas Público, 30 de Setembro de 2017.

Colecção Novela Gráfica (III Série): O idiota, André Diniz, Levoir, 416 pp., p&b, capa dura, 9,99€







Sem comentários:

Enviar um comentário