6 de setembro de 2017

Colecção Valerian #7: A ira de Hypsis/A grande fronteira

Hoje é dia de estar disponível mais um volume da colecção Valérian, uma edição do jornal Público e da editora ASA. Como sempre, trata-se de um álbum duplo, contendo os décimo segundo e décimo terceiro episódios:

A Ira de Hypsis
Na sequência da aventura anterior, Valérian e Laureline lançam-se em perseguição de um fantástico adversário. Este parece esconder-se no planeta Hypsis, que ninguém sabe exactamente onde fica. A acompanhá-los vão três Shingouz mais preocupados com as subtilezas do póquer do que com a missão em si, um velho lorde inglês ex-piloto da RAF e um inofensivo Glapum’tiano fanático pela Matemática. Um formidável desfecho em perspectiva…

Esta aventura ("Les foudres d'Hypsis") foi originalmente publicada em 1985 na revista francesa Pilote entre os números 128 a 135. Em Portugal, sob o título "As iras de Hypsis", estreou-se em 1986 num álbum da Meribérica-Líber e, em continuação, na revista Jornal da BD em 1987 (#241 a #248).

A Grande Fronteira
Valérian e Laureline assumem o papel de agentes secretos ao serviço de vários países do mundo, desde a URSS aos Estados Unidos. Nas suas missões, eles passam das gélidas paisagens siberianas aos tórridos oásis tunisinos e algo parece ligar as operações nucleares de que eles são testemunhas. Noutros tempos, Kistna, uma extra-terrestre com poderes espantosos, julga ser a última sobrevivente da sua raça. Até que encontra Jal

"Sur les frontières" foi o primeiro episódio a ser publicado directamente em álbum, pela Dargaud, em Setembro de 1988. Um ano depois, a Meribérica-Líber editava o álbum em português com o título "Sobre as fronteiras".  Em 1990, o suplemento Público Júnior (#1 a #31) publicava o episódio em continuação.

Colecção Valerian #7: A ira de Hypsis/A grande fronteira, Jean-Claude Mézières e Pierre Christin, Público/ASA, 96 pp., cor, capa mole, 8,90€ com o jornal Público

Sem comentários:

Enviar um comentário