16 de agosto de 2017

Valérian #4: O Embaixador das sombras / Em Terras fictícias

Já se encontra disponível nas bancas, juntamente com o jornal Público, o quarto volume da colecção Valérian que junta os episódios "O embaixador das sombras" e "Em terras fictícias".

"O embaixador das sombras" ("L’ambassadeur des ombres") data de 1975 e foi publicado originalmente em continuação na revista francesa Pilote (#14 a #17). Em Portugal, foi editado em álbum em 1982 pela Meribérica e, em continuação, em 1983, na revista Jornal da BD (#41 a #48).

Nesta sexta aventura, Valérian e Laureline são incumbidos de escoltar o Embaixador da Terra até Ponto Central, uma estação espacial que reúne todas as civilizações do universo. A sua missão: tomar posse daquele formidável planeta artificial. Logo à sua chegada, porém, o Embaixador é raptado juntamente com Valérian. E Laureline, para os encontrar, tem de embrenhar-se sozinha pelo intrincado labirinto que constitui Ponto Central.

"Em Terras fíctícias" ("Sur les Terres truquées"), sétimo episódio da série, estreou-se na revista Pilote, em 1976, entre os números 31 a 34. "Nas terras programadas" foi o título escolhido para as primeiras edições portuguesas, tanto em álbum, pela Meribérica em 1982, como no Jornal da BD, em 1983 (#49 a #56).

Neste episódio, Valérian e Laureline são incumbidos de descobrir quem será o indivíduo que se infiltrou nos arquivos de Galaxity e se dedica a recriar épocas passadas da História da Terra. Segue-se um vertiginoso turbilhão de viagens pelo espaço e pelo tempo, em que Valérian – ou melhor, clones seus, já que ele é replicado centenas de vezes ao longo desta missão – se vê a braços com as mais estranhas situações em mundos que são artificiais.

Valérian #4: O Embaixador das sombras / Em Terras fictícias, Jean-Claude Mézières e Pierre Christin, Público/ASA, 96 pp., cor, capa mole, 8,90€ com o jornal Público

Sem comentários:

Enviar um comentário