21 de agosto de 2017

Jean Giraud - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Argumentista, Desenhador
(França) Nogent-sur-Marne, 8 de Maio de 1938 - Paris, 10 de Março de 2012

Com o seu nome próprio, é o autor da série western Blueberry e sob o pseudónimo de Moebius é um dos artistas mais inovadores do século vinte. Depois de ter seguido estudos de arte desde a mais tenra idade, frequentando a Escola de Artes Aplicadas de Paris, Giraud iniciou-se, em meados dos cinquenta, na BD nos periódicos Far-West, Sitting-Bull, Fripounet et Marisette, Ames Vaillantes e Vaillants Coeurs.

Faz o serviço militar na Argélia, onde colabora na revista do exército 5 / 5 Forces Françaises. No regresso à vida civil, aprende a arte da profissão com Jijé, ajudando-o no episódio de Jerry SpringLa route de Coronado, para a revista Spirou. Para a empresa de publicidade de Benoît Gillain, filho de JijéGiraud contribui com as séries Bonux-Boy e Total Journal. Paralelamente, trabalha nos anos de 1961 e 1962 com Jean-Claude Mézières na coleção L'Histoire des Civilizacions da editora Hachette.

Quando Jean-Michel Charlier oferece a Jijé o argumento para uma nova série de western, este propõe Giraud e nasce então a série Blueberry. O primeiro episódio, Fort Navajo, estreia-se na revista Pilote em 1963. Blueberry logo se torna numa das melhores séries realistas de western. A série tem, ao longo dos anos, vários spin-offs, como A juventude de Blueberry e Marshall Blueberry. Contudo, Giraud não colabora nestes spin-offs, mas contudo a partir de 1991, assume o argumento de Marshall Blueberry (os desenhos são de William Vance e, mais tarde, de Michel Rouge). Desde o final dos anos sessenta, Giraud havia começado a criação de uma obra, mais experimental, sob o pseudónimo de Moebius. Com o seu nome, continua a trabalhar em Blueberry e os seus spin-offs, e cria um novo personagem com Jean-Michel Charlier para uma edição especial de 1976 da revista PiloteJim Cutlass. Para ser a princípio um one-shot, a série foi recuperada em 1987 por Christian Rossi e continuou na revista Á Suivre com argumentos de Giraud até 1990. Após um desentendimento com a editora DargaudGiraud continua Blueberry em revistas como Super-Como Métal Hurlant.

Moebius aparece pela primeira vez em 1963 numa série de contos publicados na revista Hara-Kiri. Nos anos posteriores, Moebius torna-se mundialmente famoso em trabalhos de ficção científica e arte erótica. Associa-se ao argumentista Alejandro Jodorowsky, com o sem palavras heroic-fantasy Arzach, além de numerosas obras para a Métal Hurlant. A partir de 1969, Moebius faz uma série de ilustrações para a revista Opta, marcando o início das explorações de Giraud fora do mainstream. Nos anos seguintes, Moebius aparece em L'echo des Savanes com Cauchemar Blanc, nas Éditions du Fromage com Le Fou Bandard e na revista Pilote com L'Homme est-il Bon?. Em 1975, Moebius, juntamente com Jean-Pierre DionnetPhilippe Druillet e Bernard Farkas, co-funda Associés Les Humanoïdes e lança Métal Hurlant, a influente revista francesa de BD da década de 1970. Para a Métal HurlantMoebius / Gir produz obras como A Garagem Hermética, The Long Tomorrow, Dupla Evasão e Citadela Cega. Com Alejandro Jodorowsky cria, em 1980, o detective futurista John Difool.

A partir de 1983, Moebius rentabiliza em merchandising as suas produções. Co-funda a empresa Aedena e estabelece-se em Los Angeles. Durante a sua estadia nos EUA, vê as suas obras mais importantes serem publicadas pela Marvel. Paralelamente, ilustra um episódio de Surfista Prateado de Stan Lee, e colabora com o argumentista Jean-Marc Lofficier em The Elsewhere Prince e The Onyx Overlord, respectivamente, desenhados por Eric Shanower e Jerry Bingham. Sob a etiqueta Aedena, produz o portfolio La Cité-Feu com Geoff Darrow  e escreve A Noite da Estrela para Marc Bati. Também com Bati, realiza Majeur Cristal para a editora Dargaud, uma série que foi mais tarde renomeada para Altor.

Em 1989, regressa à Europa, onde começa uma colaboração com a revista À Suivre. Além dos argumentos para a série Jim Cutlass com o seu próprio nome, começa o ciclo O Mundo d'Edena, uma série que tem origem em Sur l'Étoile, uma história publicitária em BD para a marca Citroen. Em 1992, volta a trabalhar com Jodorowsky em Le Coeur Couronne, uma novela gráfica para os Les Humanoïdes Associés.

Em 1994, começa uma nova versão do clássico Little Nemo de Winsor McCay, agora desenhada por Bruno Marchand. Desenha O Homem de Ciguri, a aguardada sequela de A Garagem Hermética. De seguida, participa em projectos colectivos e escreve Ikaru para Jiro Taniguchi, cuja história é publicada numa revista japonesa. A dupla Moebius/Jodorowsky cria em 1995 um novo ciclo chamado Après l'Incal, publicado pela Les Humanoïdes a partir de 2000.

Além de suas grandes histórias em BD e ilustração, Moebius também colabora na 7ª arte, com argumentos, entre outros, para a Disney no filme Tron, e em 1985, é o autor dos argumentos, cenários e figurinos para o filme Little Nemo. Na década de noventa, trabalha em projectos de filmes como Starwatcher e faz uma adaptação do filme Le Garage Hermetique, que permanece inédito devido a problemas financeiros.

Séries publicadas em Portugal:
Altor, BlueberryBlueberry (A Juventude de), Blueberry (Marshall), Jim Cutlass, John Difool, Little Nemo, Mundo de Edena (O), Surfista Prateado

One-shots publicados em Portugal:
  • Arzach (Arzach), 1976, Moebius, Jornal da BD #137 a #140; Álbum ASA [2003]
  • The long tomorrow (The long tomorrow), 1976, Moebius e O'Bannon, O Mosquito (5ª série) #3 a #4; Álbum Correio da Manhã [2004] 
  • Ktulu (Ktulu), 1978, Moebius, O Mosquito (5ª série) #10
  • Escala em Pharagonescia (Escale sur Pharagonescia), 1980, Moebius, Álbum Meribérica [1991]
  • Dupla evasão (Double évasion), 1980, Moebius, O Mosquito (5ª série) #11
  • A noite da estrela (La nuit de l'étoile), 1984, Moebius e Bati, O Mosquito (5ª série) #7 a #10
  • O triunfo dos porcos (La ferme de animaux), 1985, Bati e Giraud, Selecções BD (1ª série) #26 a #28
  • A Cidadela cega (La citadelle aveugle), 1989, Moebius, Álbum Meribérica [1993]; O Mosquito (5ª série) #11; Álbum Correio da Manhã [2004]
  • Major Fatal - O homem de ciguri (L'homme de ciguri), 1995, Moebius, Álbum Meribérica [1996]
  • Garagem Hermética - 2 volumes, Álbuns Meribérica [1990]
  • Balada (Ballade), 1973, Moebius, Jornal da BD #143 a #144; Álbum A Cidadela Cega, Meribérica-Líber [1993]; Álbum do Correio da Manhã [2004]
  • A louca do Sacré-Coeur (La folle du Sacré-Coeur), Moebius e Jodorowsky, 2004, Álbum Público/Edições ASA [2015]*
* Colecção Novela Gráfica
[actualizado em 10.02.2023]

3 comentários:

  1. Balada (Ballade, de 1977), está incluído na compilação A Cidadela Cega (álbum de 1993) e no álbum do Correio da Manhã (2004).

    ResponderEliminar
  2. Sobre a Estrela, um cruzeiro Citroën, é o primeiro volume da série O Mundo de Edena.

    ResponderEliminar
  3. Major Fatal - O Homem do Ciguri, é a sequela d' A Garagem Hermética.

    ResponderEliminar