28 de julho de 2017

Colecção Novela Gráfica: Polina

A partir de hoje está nas bancas a obra de referência de Bastien Vivès, "Polina", inserida na colecção de novelas gráficas que a Levoir e o Público estão a editar. De referir, que a obra foi adaptada ao cinema por Valérie Muller, com Juliette Binoche no principal papel, indo para as salas portuguesas durante este mês. 

Bastien Vivès é um jovem prodígio da BD franco-belga, que já ganhou duas vezes o Festival de Angoulême, em 2009 e novamente em 2015. Co-criador da popular série Last Man com Balak e Michaël Sanlaville, possui um estilo indefinível, porque plural e em constante evolução, tendo todos os álbuns uma forma comum de nostalgia poética.

É difícil dizer o que mais surpreende em Bastien Vivès, se o seu virtuosismo gráfico ou a sua capacidade para contar histórias. E esta, que o autor nos conta, é a da pequena Polina Oulinova, de seis anos que vai fazer um teste numa prestigiada escola de dança. Apesar da falta de flexibilidade, é seleccionada para integrar as aulas de Nikita Bojinski, um professor de uma exigência absoluta, temido e admirado pelos seus alunos. Bojinski deixa poucas dúvidas quanto ao método que pretende utilizar para transformá-los em bailarinos de dança clássica: “A dança é uma arte, não se aprende. Primeiro, traz-se no sangue e, depois, tem de se trabalhar. Comigo, vão trabalhar todos os dias e, acreditem, vai ser duro. Mas, se me derem ouvidos e trabalharem com inteligência, podem chegar longe.” 

Ao longo de seu percurso, Polina desenvolve com o seu professor uma relação complexa entre antagonismo e submissão.

Polina é uma obra de grande leveza e graciosidade, e ainda assim, densa em conteúdo.

Com o apoio da NOS o livro contém a oferta de um voucher (na compra de 2 bilhetes 4€ de desconto) para assistir ao filme  Polina que estreia no dia 27 no cinema Medeia Monumental.

Colecção Novela Gráfica #5: Polina, Bastien Vivès, Levoir/Público, 2 cores, capa dura







Sem comentários:

Enviar um comentário