7 de agosto de 2016

Colecção Novela Gráfica (2ª série) #8: Fax de Sarajevo

"Fax de Sarajevo" do americano Joe Kubert é o oitavo volume da colecção Novelas Gráficas da editora Levoir, distribuída pelo jornal Público

Joe Kubert foi uma das grandes lendas dos comics, com uma carreira que abarcou boa parte da história da banda desenhada americana, dos anos 40 ao século XXI. Conhecido pelo seu trabalho em séries da DC, Kubert foi também criador de inúmeras personagens suas, entre as quais o célebre Thor. Foi também fundador de uma escola de arte sequencial, The Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art, que formou alguns dos grandes artistas de comics actuais, entre os quais os seus dois filhos, Andy e Adam Kubert.

Joe Kubert contou neste livro a história do seu agente, Ervin Rustemagić, preso em Sarajevo durante o cerco da cidade, usando como base para o seu argumento os faxes que ia recebendo. Em Abril de 1992, começa o cerco de Sarajevo – ninguém pode sair da cidade sem arriscar a morte às mãos dos snipers e patrulhas sérvios. Ervin Rustemagić e a sua família sobreviveram a dois anos e meio de privações e medo, comunicando com o exterior apenas por faxes enviados irregularmente, em que contaram o horror da guerra e do genocídio em solo europeu.

Colecção Novela Gráfica (2ª série) #8: Fax de Sarajevo, Joe Kubert, Levoir, cor, cartonado, 9,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário