21 de maio de 2018

Frank Bellamy - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador, Argumentista
(Inglaterra) Kettering, 21 de Maio de 1917 - n.d., 5 de Julho de 1976

Frank Bellamy é um artista autodidata, conhecido pelas BD’s de aventura. Começa a sua carreira artística, trabalhando para uma agência de arte em Kettering, onde faz pinturas para um cinema local. Depois de servir na Artilharia Real durante a Segunda Guerra Mundial, regressa à agência, onde trabalha até 1948, quando parte para Londres, tornando-se um ilustrador freelancer para várias revistas. Para a revista Eagle, cria a Commando Gibbs, uma revista de BD de publicidade para a Gibbs, que marca o início da sua carreira na BD. Várias vezes, colabora com o escritor Clifford Makins, criando um número considerável de histórias para várias revistas entre 1950 e 1960.
O seu trabalho para a revista Mickey Mouse Weekly inclui Monty CarstairsSecret in the Sands e Walt Disney's Living Desert. Para a Hulton Press, faz uma série de tiras de aventuras históricas, Swiss Family RobinsonRei Arthur e Robin Hood. Em 1957, desenha uma biografia de Winston Churchill para a Eagle, chamada The Happy Warrior. Em 1960, assume a famosa série Dan Dare do seu criador, Frank Hampson.
Durante os anos sessenta, cria várias adaptações em BD de grandes obras literárias. Assume a série Thunderbirds. O seu último trabalho importante foi a série Garth para o The Daily Mirror, desenhando-a desde 1971 até sua morte em 1976.

Séries publicadas em Portugal:

One-shots publicados em Portugal:
  • David, o Rei Pastor (David, the sheferd king), 1958, Bellamy e Makins, O Falcão (1ª série) #14 a #44
[actualizado em 29-1-2015]

Sem comentários:

Enviar um comentário