7 de março de 2018

I.R.$. #2

Hoje é dia de chegar hoje às bancas o segundo número da colecção I.R.$. da autoria de Stephen Desberg (argumento) e Bernard Vrancken (desenho), numa edição do jornal Público e das Edições ASA. Este volume é composto pelos terceiro e quarto episódios da série: “Blue Ice” ("Blue Ice", 2001) e “Narcocracia” ("Narcocratie", 2002).

Em "Blue Ice", três conhecidos membros de poderosos cartéis de droga são executados na mesma altura em Los Angeles, e todas as campainhas de alarme soam nos meios ligados ao combate ao narcotráfico e à evasão fiscal dos Estados Unidos da América, pois tais actos cheiram a guerra de gangues. E quando tais acontecimentos coincidem com o regresso ao país de um génio da alta finança e do branqueamento de capitais, Ryan Ricks, após uma dúzia de anos de ausência, as autoridades consideram que chegou a hora de actuar. Larry B. Max é incumbido da investigação, em estreita colaboração com os agentes da DEA, agência federal para o combate ao tráfico de drogas.

Na segunda história deste álbum duplo, o super-agente do fisco americano chega a Tijuana, no México, seguindo a pista de Ryan Ricks, que acaba de se apoderar do controlo do Cartel de Monterrey, importante produtor sul-americano de cocaína. Tem de lidar com uma série de acontecimentos perturbadores – todos os membros do clã Sonora são misteriosamente executados; os meios da droga estão em ebulição; e Ricks ambiciona fundir os diferentes cartéis mexicanos para melhor os gerir, à semelhança de um grande conglomerado moderno de empresas.

I.R.$. #2 (Blue Ice + Narcocracia), Stephen Desberg e Bernard Vrancken, Público/ASA, 94 pp., cor, capa dura, 9,90€ com o jornal Público

Sem comentários:

Enviar um comentário