7 de fevereiro de 2018

Tibet - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Gilbert Gascard
Argumentista, Desenhador (França) 
Marselha, 29 de Outubro de 1931 - Roquebrune-sur-Argens, 3 de Janeiro de 2010

Gilbert Gascard nasceu em Marselha, na França, mas cedo se muda para a Bélgica. Inicia a sua carreira em 1947 como assistente nos estúdios da Tenas e Rali, onde conhece o seu futuro argumentista e colaborador André-Paul Duchâteau.
A partir de 1951, trabalha nos estúdios de arte da revista Tintin e introduz personagens como Gigi et Jean-Jean,Titi et Tutu A Família Castanheira.
No mesmo ano, cria a sua primeira história em BD em continuação no Ons VolkskeDe Avonturen van Koenraad, escrito por Duchâteau. Na mesma revista e no homólogo francês Chez Nous Junior, cria Chick Bill, um western humorístico. Nos primeiros episódios da série todos os personagens são animais, mas Tibet, mais tarde, transforma-os em humanos. A partir do quarto álbum, a série tem a sua forma definitiva.
A partir de 1956, Chick Bill também é publicado na revista Tintin. Inicia, nesse mesmo ano, a sua série mais famosa, Ric Hochet, o famoso repórter detective, novamente com Duchâteau. Foram publicados 77 álbuns da série.
Além de trabalhar naquelas duas séries, Tibet assume Globul le Martien e Alphonse (textos de René Goscinny) e Mouminet (texto de Greg). Em 1958, Tibet cria para a revista Junior, o Club des Le Peur-de-Rien. Esta BD também é publicada no Ons Volkske / Chez Nous Junior.
No início dos anos 60, desenha os primeiros episódios de Os 3A, com a colaboração de Mittéï e textos de Michel Vasseur (um pseudónimo de Duchâteau). Nos anos 70, Tibet fez algumas caricaturas de celebridades na secção da revista TintinTibetière.
A criação final de Tibet foi a série mais adulta Aldo Remy, com três álbuns da Glénat, a partir de 2006.

Séries publicadas em Portugal:

One-shots publicados em Portugal:

  • O rapaz-lobo de Carpete-sur-meuse (L'enfant-loup de Carpette-sur-Meuse), 1983, Selecções Tintin #2
[actualizado em 8-11-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário