4 de fevereiro de 2018

Mitacq - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Michel Tacq
Desenhador, Argumentista
(Bélgica) Uccle, 10 de Junho de 1927 - Loverdal, 22 de Maio de 1994

Nascido em Uccle, Michel Tacq passa a infância em Farciennes e Bruxelas. Estuda no Instituto Saint-Marie, em Schaerbeek e reside em França durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial. De seguida, retorna à Bélgica para continuar os seus estudos de arte em Charleroi.
Desde a sua infância, Tacq envolve-se no escutismo, um movimento que o influenciou na sua carreira artística. Assume o pseudónimo de Mitacq e cria a BD Tam Tam, que aparece em revistas do movimento escutista em 1944 e 1945.
Inicia o trabalho de ilustração para as revistas Spirou e Des Grands Recits e nas publicações publicitárias Plein-Jeu e Carrefour. Em 1951, ingressa na agência World Press de Georges Troisfontaines, ilustrando vários episódios de As Mais Belas Histórias do Tio Paulo, escritas por Octave Joly e publicadas na Spirou.
A sua longa e frutífera colaboração com Jean-Michel Charlier inicia-se em 1954 com a publicação do primeiro episódio de A Patrulha dos Castores na revista Spirou. A partir de 1960, Mitacq ilustra, esporadicamente, La Patrouille des Zoms, uma paródia sobre a patrulha dos castores, escrita por Yvan Delporte.
Desde 1959, está presente na revista Pilote com Jacques Le Gall, também escrita por Charlier. A série só durou seis episódios longos e foi cancelada devido a razões editoriais.
De 1968 até 1979, desenha as aventuras de Stany Derval, em colaboração com vários escritores, como André-Paul Duchateau, Jacques Stoquart  ou André Beckers.
Assiste na obra de René Follet, e inicia-se, em 1980, nos argumentos da série A Patrulha dos Castores, desenhando a série até à sua morte em 1994.

Séries publicadas em Portugal:
Patrulha dos Castores (A)

One-shots publicados em Portugal:
  • Heróis do Canadá (?), Mitacq, Álbum do Cavaleiro Andante #43
[actualizado em 2-11-2014]

Sem comentários:

Enviar um comentário