12 de janeiro de 2018

Didier Conrad - Ensaio de quadriculografia portuguesa

Desenhador
(França) Marselha, 6 de Maio de 1959

Em 1973 dá os seus primeiros passos no mundo da BD, através de uma Carte Blanche publicada no Journal de Spirou. Mais tarde, em 1978, publica naquela revista a sua primeira banda desenhada, Jason, com base num argumento de Mythic. Lança-se depois, em parceria com Yann, na animação dos cabeçalhos da revista Spirou, com uma série de 400 gags. Ainda com o mesmo argumentista, cria a mítica série Les Innommables.

Em 1980 cria uma paródia humorística, Bob Marone, e em 1984, com Commenge (que assina sob o pseudónimo Wilbur), lança L'Avatar e Le Piège Malais, bem como uma série infantil, Donito.

Em 1996 colabora com a Dreamworks na produção da longa-metragem O Caminho para El Dorado, decidindo nessa altura permanecer nos Estados Unidos e aí continuar a sua carreira na banda desenhada.

Sob o pseudónimo de Pierce, inicia então Kid Lucky, série que narra a infância do Lucky Luke de Morris, bem como Cotton Kid, uma outra série para crianças no universo western. Depois, em 2005, cria um derivado desta série a que chamará Tigresse Blanche, a qual se desenrola na China, no contexto da Guerra Civil entre comunistas e nacionalistas. Mais tarde, em 2007, leva-nos até à Índia com a série RAJ, onde adopta um novo estilo, mais realista, próximo da "linha clara". E, em 2011, cria a série Marsu Kids, mais uma série derivada, desta feita a partir das aventuras do divertido Marsupilami, animal mítico inventado por Franquin.

Séries publicadas em Portugal:
Astérix, Cotton Kid, Kid Lucky

Actualizado em 07.01.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário