3 de novembro de 2017

Maria: A maior das subversões

A editora Polvo lança no Amadora BD o segundo volume de Maria, uma série do artista brasileiro Henrique Magalhães.

No auditório do núcleo central do Festival, no Fórum Luís de Camões, está prevista uma apresentação do livro a 4 de Novembro, pelas 15h, com a presença do autor e do editor, Rui Brito.

No dia 5, pelas 16h, o autor fará uma visita guiada à sua exposição, "Maria", que inclui pranchas originais dos seus livros "Seu nome próprio... Maria! Seu apelido... Lisboa!" (PNBD 2016, categoria "Melhor Álbum de Tiras Humorísticas")  e "A maior das subversões".

As sessões de autógrafos estão agendadas, na zona comercial do evento, para o dia 4, das 16:00 h às 18:00 h e para o dia 5, das 17:00 h às 19:00 h.

O LIVRO

Maria notabilizou-se pela crítica aos desmandos do poder autoritário que se instalou no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980. Se, inicialmente, era uma solteirona em busca de companhia, a pouco e pouco foi-se posicionando contra a ditadura militar, o cerceamento das liberdades políticas, a censura e os costumes arcaicos que estruturavam uma sociedade machista, racista, homofóbica e conservadora. Nesta edição mostra-se a fase mais acirrada da luta política de Maria, ao lado de Pombinha e Zefinha e em contraposição à temível Madame Corporeichon, encarnação do poder instituído.

O AUTOR

Henrique Magalhães nasceu na Paraíba, estado do Nordeste do Brasil, em 1957. Em 1975, criou a personagem de Banda Desenhada Maria, que foi publicada durante vários anos em tiras diárias nos jornais locais, além de revistas e álbuns. Dirige actualmente a editora Marca de Fantasia, voltada para a edição de fanzines, revistas, álbuns e livros sobre História em Quadrinhos, Artes, Linguística e Cultura Pop. Coordena o Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, onde é professor.

Maria - A maior das subversões, Henrique Magalhães, Polvo, 64 pp., preto e branco, capa a 4 cores, com badanas, 7,50€ 




Sem comentários:

Enviar um comentário