15 de setembro de 2017

Colecção Novelas Gráficas (III série) #12: Os trilhos do acaso - volume 1

Já se encontra nas bancas mais um volume da 3ª série das Novelas Gráficas, editada pela Levoir. "Os trilhos do acaso"("Los surcos del azar"), do espanhol Paco Roca, considerada uma das 25 jóias da BD pelo suplemento cultural Babelia do jornal espanhol El País, foi lançada em 2013. Nesse mesmo ano ganhou o Prémio Zona Comic Melhor Comic Nacional e o Grande Prémio Romics: Roma em 2014.

É considerado o Maus espanhol nas palavras do jornalista espanhol Javier Gallego.

Em Os Trilhos do Acaso, conta-se a emocionante história de um grupo de soldados, na sua maioria espanhóis republicanos exilados em França, que se alistaram na Legião Estrangeira do Exército Francês e que partiram para o Norte de África onde França mantinha ainda algumas colónias, e onde foram incorporados na 2ª Divisão Blindada do general Philippe Leclerc. Por se tratar na sua maioria de soldados espanhóis rapidamente foi apelidada de La Nueve.

A história destes soldados começa com a derrota republicana e o começo do exílio, quando centenas de milhares de espanhóis, muitos deles combatentes republicanos, fogem através dos Pirenéus ou de barco a partir do porto de Alicante.

Paco Roca reconstrói a história destes soldados que lutaram com todas as suas forças contra o fascismo na Europa ajudando os franceses na libertação de Paris durante a II Guerra Mundial, através das memórias de Miguel Ruiz, republicano exilado em França.

Com prefácio de Pedro Bouça, é uma história apaixonante que retracta as ilusões perdidas de toda uma geração que lutou, dando a vida, por um mundo melhor.

"Os Trilhos do Acaso" é editado em Portugal em dois volumes, por decisão da Editora. O segundo volume sairá na próxima sexta-feira, dia 22.

Colecção Novelas Gráficas (III série) #12: Os trilhos do acaso - volume 1, Paco Roca, Levoir, capa dura, p&b, 9,99€ com o jornal Público

Sem comentários:

Enviar um comentário