17 de junho de 2017

A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel #45: Guerra Civil

Já está nas bancas mais um volume da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, intitulado Guerra Civil, com argumento de Mark Millar e desenho de Steve McNiven

Eis a sinopse da editora:
No rescaldo de um trágico acidente causado por uma equipa de heróis inexperientes, é feita uma proposta de lei para o Registo de Super-Humanos que irá forçar todos os super-heróis a revelar as suas identidades perante o governo dos Estados Unidos. Embora alguns heróis abracem a nova lei, outros consideram-na repulsiva. São então traçadas linhas e antigos aliados defrontam-se à medida que a comunidade superhumana é dividida em dois por uma decisão que irá alterar o Universo Marvel para sempre.

O Universo Marvel nem sempre foi um lugar onde os heróis colaboram em harmonia. Nos primeiros anos de existência foram numerosas as batalhas entre os seus campeões. É claro que esses conflitos eram normalmente causados por um mal-entendido, ou consequência dos actos de algum super-vilão ardiloso (e no final da história já tinham passado de versus para “vamos unir forças”), mas eram quase um lugar-comum naquela época. Mas no início do novo milénio, já não era bem assim. Havia os ocasionais desentendimentos, mas eram raros e muito espaçados. Começou a crescer o sentimento de que os heróis se tinham tornado demasiado “amigáveis”. Era necessário algo para agitar as águas e tornar as coisas mais imprevisíveis e interessantes. Nos anos que se seguiram, a equipa editorial da Marvel passou a orquestrar uma série de eventos cataclísmicos. O maior de todos foi certamente esta Guerra Civil.

Heróis de dois lados opostos, batendo-se por aquilo que acreditam estar correto. Mesmo antes do primeiro número da história ter chegado às bancas, o nível de antecipação atingiu níveis de excitação tremendos. Todos perceberam que o evento iria alterar a paisagem do Universo Marvel, bem como o estatuto dos seus heróis mais populares. De facto, alguns dos eventos da guerra foram de tal forma chocantes, que acabaram por ser alvo de cobertura por parte da comunicação social, alimentando ainda mais a popularidade do acontecimento. Aliás, a Guerra Civil provou ser, sem qualquer sombra de dúvida, o maior best-seller da Marvel deste século.

Guerra Civil definiu muito do que foi a última década de histórias da Marvel. Tudo o que a antecede parece ter conduzido a este ponto, ao passo que os seus efeitos têm ensombrado tudo o que sucedeu de seguida. Mark Millar e Steve McNiven conceberam um conto que remodelou e revitalizou o Universo Marvel para o século XXI, e que inspirou uma recente sequela (Civil War II), para além de ter servido de principal fonte de inspiração para o recente filme Capitão América: Guerra Civil.

O artista Steve McNiven é um dos mais populares desenhadores actuais de super-heróis, embora na sua origem não estivesse ligado a este género. Vindo da CrossGen, onde desenvolveu muito do seu estilo, que combina o realismo com alguma influência do dinamismo do mangá, foi contratado pela Marvel em 2004, para desenhar a revista Marvel Knights, em que trabalhou durante 30 números, e acabou por se fixar na Casa das Ideias, onde trabalhou nalgumas mini-séries de grande visibilidade – por exemplo, além desta Guerra Civil, desenhou Velho Logan, também com Mark Millar, com quem continuaria também a trabalhar em projectos mais independentes, ou o relançamento do Capitão América com argumento de Ed Brubaker. Desde então que se tornou num dos favoritos dos leitores, que aguardam sempre com antecipação os seus trabalhos.

A Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel #45: Guerra Civil, Steve McNiven e Mark Millar, Editorial Salvat, 208 pp., cor, capa dura, 9,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário