19 de outubro de 2016

Sandman #3 - Terra do sonho

A Levoir acaba de publicar o terceiro volume da colecção Sandman: "Terra de sonhos".

Dividido em quatro histórias, todas elas independentes entre si, Gaiman tão depressa nos leva ao mundo da mitologia grega, apresentando Calíope a musa da eloquência e da poesia, a quem dedica o primeiro capítulo, como ao teatro de William ShakespeareSonho de uma Noite de Verão”, uma fábula fantástica e ambiciosa que transborda de magia. Em 1991, Neil Gaiman (argumento) e Charles Vess (desenhos) ganharam com esta história o World Fantasy Award, prémio para uma história curta, sendo a única do género a ganhar este prémio até hoje e, foi também a última, uma vez que o regulamento foi alterado logo em seguida, para impedir que bandas desenhadas pudessem voltar a ser seleccionadas.

No primeiro capítulo, Calíope a musa inspiradora de poetas e escritores raptada há 60 anos por Erasmus Fry é cedida a Richard Madoc escritor com bloqueio criativo. Calíope serve assim de moeda de troca entre dois escritores que a violam e a usam para que sua criatividade possa deste modo fluir.

Calíope é uma poderosa narrativa de vingança, de libertação e de exploração sexual.

A segunda história – "Um sonho de mil gatos" – é uma história a partir da perspectiva do mundo vista pelos gatos, quando uma gata se torna líder dos felinos juntando os gatos que vai encontrando no seu caminho e lhes conta como o mundo era antigamente, onde eram os homens que serviam os gatos e não o contrário. Pede-lhes que voltem a sonhar com um mundo de gatos novamente, onde nenhum gato sofra com a crueldade dos homens nem seja morto pelos seus caprichos.

Ninguém voltará a olhar para um gato da mesma forma depois de ler esta história desenhada por Kelley Jones.

No terceiro capítulo do livro temos – "Sonho de uma noite de verão" – baseado numa das mais famosas peças teatrais de William Shakespeare. Nela Neil Gaiman relata o encontro entre Sonho e a personagem Shakespeare em que este tinha prometido escrever duas peças ao Senhor dos Sonhos se tivesse sucesso como escritor.

No quarto e último capítulo deste volume temos Fachada onde ao invés de Sandman nos é apresentada a sua irmã, Morte. Esta é uma história sobre solidão, tristeza e desespero.

Sandman #3: Terra de sonhos, Neil Gaiman, Kelley Jones, Charles Vess, Colleen Doran e Malcom Jones III, Levoir, 112, pp., cor, capa dura, 9,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário