11 de setembro de 2016

A Colecção Oficial de Graphic Novels da Marvel #25 - O Incrível Hulk

"Gritos silenciosos" reúne as edições 370 a 377 de The Incredible Hulk (vol. 1) e é o 25º volume desta colecção da Editorial Salvat.

Peter David é um dos mais notáveis e famosos argumentistas de comics atuais, e justamente conhecido pelas muitas histórias que escreveu para a revista do Hulk. Para o público em geral, a imagem tradicional do Hulk é a de um monstro esverdeado e fora de controlo, com um fraco por provocar danos e destruição em propriedade alheia. Mas os fãs de mais dedicados do Gigante Verde sabem que há muito mais do que isso por trás do alter ego radioativo de Bruce Banner.

Hoje em dia, a sua personalidade é tão complexa e bem definida como a de qualquer outro herói da Marvel, e é dono, por exemplo, de uma personalidade bastante rica e distante das suas origens como “monstro cinematográfico”. De todos os escritores do Hulk, o grande responsável por isso foi Peter David. Durante mais de dez anos, David escreveu o argumento que muitos fãs acreditam ser a fase definitiva do herói. Aprofundou tanto a história e as motivações de Banner como do Hulk, e encontrou formas inovadoras de destacar o constante conflito interno entre eles. Provavelmente, a melhor ideia dele foi a de analisar a condição do Banner como se fosse através dos olhos de um psicólogo, desenvolvendo o conceito de que a génese do Hulk está ligada a um trauma de infância e ao posterior distúrbio de múltiplas personalidades.

"Gritos Silenciosos" é uma recolha de uma das melhores sagas desse longo período de dez anos em que David esteve à frente dos destinos do Golias Esmeralda, aqui maravilhosamente secundado pelo traço pormenorizado e dinâmico de Dale Keown. Keown tem trabalhado ao longo dos anos em muitas outras séries, quer suas, quer de outras editoras, e nomeadamente da Top Cow. Mas os anos em que esteve a desenhar os argumentos de David para o Hulk são justamente recordados como um dos melhores exemplos de harmonia entre escritor e artista de que há memória na Marvel.

Colecção Oficial de Graphic Novels #25 - O Incrível Hulk: Gritos silenciosos, Peter David e Dale Keown, Salvat, cor, capa dura, 200 pp., 11,99€

Sem comentários:

Enviar um comentário