21 de julho de 2016

Colecção Novelas Gráficas (2ª série) #6: A garagem hermética

"A garagem hermética" ("La garage hermétique") de Moebius é o sexto volume da segunda série da colecção Novelas Gráficas, uma edição da Levoir, com distribuição do jornal Público.

As pranchas desta novela apareceram, inicialmente, sobre a forma de continuação na revista Métal Hurlant entre 1976 e 1979. Em 1979, a editora Les Humanoides Associés editam uma compilação das pranchas do Métal Hurlant sob o título Major Fatal.

Em Portugal, a Meribérica editou em 1990 dois álbuns com a recolha das aventuras do Major Fatal e, em 2004, numa edição do Correio da Manhã, foi reeditada no 17º volume da colecção "Os clássicos da banda desenhada", intitulado "A arte de Moebius".

Moebius foi um dos maiores autores de BD de todos os tempos, conhecido também dos fãs pelo seu nome verdadeiro de Jean Giraud (com que assinou, por exemplo, a série Blueberry). Nos anos 70, foi um dos protagonistas principais de uma revolução na banda desenhada francesa, de que A Garagem Hermética foi o primeiro passo, que iria levar à sua obra maior, o Incal.

Inicialmente publicada em episódios na revista Métal Hurlant, de que Moebius foi um dos fundadores, este volume de A Garagem Hermética é a primeira edição no nosso país da versão a preto e branco no formato original. O universo de bolso que o Major Grubert criou no interior do seu asteróide contém três mundos sobrepostos, cada um com os seus povos e civilizações. Três mundos que ignoram tudo das suas origens, mas de cuja verdade alguns habitantes começam a suspeitar. Os episódios de A Garagem Hermética foram inventados à medida que eram publicados mensalmente, e o resultado é uma história surreal, um universo de ideias incríveis e delirantes, misturadas umas com as outras.

Colecção Novelas Gráficas (2ª série) #6: A garagem hermética, Moebius, Levoir, 128 pp., p&b, capa dura, 9,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário