29 de junho de 2016

Colecção "Novelas Gráficas" #2: "Terras de sonhos"

O segundo volume da segunda série das novelas gráficas da Levoir, distribuída pelo jornal Público, é de Jiro Taniguchi, que reúne cinco histórias publicadas na revista de mangá Big Comic em 1991 e 1992.

Jiro Taniguchi começou a sua vida profissional como empregado de escritório, até descobrir que o que queria realmente fazer era desenhar. No início dos anos 70 irá descobrir a BD europeia, que o influenciará durante o resto da sua carreira, cada vez mais orientada para temas quotidianos. Taniguchi foi o único autor japonês a ganhar dois prémios em Angoulême – em 2003 como melhor argumentista e em 2005 como melhor desenhador -, o maior Festival de BD europeu, que lhe dedicou uma grande exposição em 2015.

Em 2015, este autor foi galardoado no Festival AMADORA BD pela edição da Levoir e do Público do livro, “Diário do meu Pai” com o Prémio Clássicos da Nona Arte.

Ao longo de histórias impregnadas da observação do quotidiano, Terra de Sonhos mergulha-nos na realidade das emoções humanas: a morte de um cão e a tristeza que ela provoca, o nascimento de uma ninhada de gatos, a chegada de uma jovem sobrinha que fugiu de casa, os sonhos que um alpinista abandonou a troco de uma família… Relatos da felicidade e da melancolia simples da vida como ela é.

Este livro, segundo palavras do própio autor: “…contribuiu para alargar o espectro do meu estilo de mangá, até então algo estreito, e teve certamente um papel decisivo no surgimento de um novo género de mangá. E sinto-me muito feliz por isso.”

Colecção "Novelas Gráficas" #2: "Terras de sonhos", Jiro Taniguchi, Levoir, p&b, 9,90€


Sem comentários:

Enviar um comentário