7 de dezembro de 2014

As strips de Blake e Mortimer



Como é do conhecimento geral, este mês foi editado, também entre nós e com direito a duas capas, o último álbum de Blake e Mortimer, «O bastão de Plutarco», com textos de Yves Sente e desenhos de André Juillard, com a ajuda de Étienne Schréder na colorização.

A aventura tem como cenário os finais da 2ª Guerra Mundial, onde Francis Blake, a bordo do porta-aviões The Intrepide, combate os submarinos alemães com vista a preparar um desembarque aliado nas costas francesas. Após ter evitado que Londres fosse vítima de uma catástrofe causada por um misterioso engenho alemão, graças ao Golden Rocket, é confiada a Blake uma missão ultra-secreta.

De uma forma inédita, o jornal Le Soir foi pré-publicando nos últimos meses uma tira diária, à boa maneira das daily-strips, a preto e branco, a aventura da dupla inglesa, «O bastão de Plutarco». Agora, a editora Dargaud, paralelamente à edição do álbum clássico, lançou, em formato italiano, a recolha das tiras diárias publicadas no jornal francês, o que nos permite ter um ritmo de leitura diferente da do álbum.

Capa exclusiva da FNAC