24 de janeiro de 2014

Colecção Público/ASA Astérix XIV - A odisseia de Astérix

Saiu hoje o 14º volume da colecção «Astérix à volta do Mundo», uma parceria do jornal Público e da editora ASA. O álbum desta semana é o 26º da série, «A odisseia de Astérix», editado em 1981, já somente com a assinatura de Uderzo.

Nesta aventura, Astérix e Obélix deslocam-se ao Médio Oriente em busca de uma substância essencial para a poção mágica: petróleo (Petra Oleum). Neste episódio, os gauleses descobrem que existe um druida, Zerozerosix (uma caricatura a Sean Connery, o famoso agente 007), a trabalhar para os romanos na busca do segredo da poção mágica. Conhecedor da necessidade do petróleo, Zerozerosix ordena que se queime todo o stock de petróleo em Jerusalém. Astérix e Obélix continuam a sua busca pelos desertos árabes, até que Panoramix consegue descobrir um substituto do petróleo para a confecção da poção.

Em Portugal, a aventura estreou-se na revista Tintin em Fevereiro de 1982 no nº 39 do 14º ano. Posteriormente foi lançada em álbum pela Livraria Bertrand, sendo reeditada pela Difusão Verbo, Méribérica-Líber e ASA.


Sem comentários:

Enviar um comentário