29 de novembro de 2013

Du crabe couge au Crabe aux pinces d'or

Em 15 de Outubro de 1940, Hergé aceita ser chefe de redacção do novo suplemento juvenil do jornal belga Le Soir, Soir-Jeunesse. Foi neste suplemento que Hergé deu continuação às aventuras de Tintin (o jornal Le Vingtiéme havia encerrado) que se iniciam em 17 de Outubro no jornal já ocupado pelas forças invasoras alemãs.

A capa do primeiro número do Soir-Jeunesse anuncia o regresso do Tintin com a aventura «Crabe aux pinces d'or» («O caranguejo das tenazes de ouro») e durante várias semanas, o Soir-Jeunesse publicou duas páginas com as aventuras de Tintin e Milou.

Contudo, Hergé, posteriormente criticado por colaborante com as forças nazis invasoras, não se limita às vinhetas das aventuras de Tintin, executando várias ilustrações para o suplemento.

A guerra escasseia o papel e o Le Soir não tem alternativa em terminar com o seu suplemento juvenil, arrumando as aventuras do Tintin em tiras diárias nas páginas interiores do jornal.

O jornal Le Soir e a Moulinsart editaram em livro, pela primeira vez, a história integral original da aventura, desde a estreia no Soir-Jeunesse à última tira no Le Soir «roubado» (termo usado pelos belgas ao jornal durante o período da ocupação alemã). Ao «Crabe aux pinces d'or», o livro junta as capas do Soir-Jeunesse desenhadas por Hergé, assim como alguns gags de Quick et Flupke e outros desenhos inéditos para o suplemento.


Para os fans de Tintin e da obra de Hergé, uma obra a reter na sua biblioteca.

Du crabe rouge au Crabe aux pinces d'or - La version inédite du Soir-Jeunesse, Hergé, textes de Daniel Convreur, Moulinsart, 2013, 151 páginas, cartonado

Sem comentários:

Enviar um comentário