1 de novembro de 2013

Colecção Público/ASA Astérix II - Astérix Gladiador

Mais uma sexta-feira e é dia de aparecer nas bancas o 2º volume da colecção Astérix da parceria Público/ASA. Desta feita, trata-se da 4ª aventura da série, «Astérix gladiador» («Astérix gladiateur»), estreada na revista Pilote #126 em 22 de Março de 1962. O álbum surgiria em 1964.

O argumento desta aventura juntamente com o do «Astérix legionário» deu origem ao filme de animação «A surpresa de César», de 1985.

Nesta aventura, Astérix e Obélix viajam até Roma para resgatar o bardo Assurancetourix, raptado e dado de presente a Júlio César. Assurancetourix é enviado ao Coliseu para participar nos jogos romanos, e para o salvar Astérix e Obélix alistam-se como gladiadores. Neste episódio, estreiam-se o pirata Plaincontrix e o mercador fenício Epidemias.

Em Portugal, o álbum estreou-se na revista Tintin (#49/2º ano a #18/3º ano) em 1970. Posteriormente, foi editado em álbum pela Livraria Bertrand, Meribérica e ASA. O episódio também foi editado em cromos numa colecção da Agência Portuguesa de Revistas (1980) e a marca Tulicreme ofereceu um pequeno livro de 16 páginas baseado na aventura.

Sem comentários:

Enviar um comentário