7 de setembro de 2013

Charles Mathelot [1923-2013]

O ano de 2013 viu desaparecer mais um grande desenhador que, apesar de uma carreira curta, foi bastante marcante na história da BD mundial.

Charles Mathelot, falecido no primeiro dia de Abril deste ano, nasceu na capital francesa em 14 de Abril de 1923.

A sua estreia na BD foi em 1941 no suplemento Hurrah! #91 com uma experiência não muito feliz para a série Fanfan la Tulipe e uma adaptação de Gavroche. Só três anos mais tarde, um desenho de Mathelot é publicado, com notórias melhorias, com a história «Le dramatique croisière de la 'Josette'». Em 1942, é recrutado para as edições EFR, onde faz um pouco de tudo: capas, títulos, montagens e algumas histórias completas. Foge aos alemães para escapar ao trabalho obrigatório e, após a libertação de Paris, trabalha para o editor Marcel Daubin, onde assina capas para a série «Titans du Pacifique». O seu talento torna-se notório e Mathelot é aconselhado por Daubin a trabalhar com Marijac.

O primeiro trabalho com Marijac é uma história de aviação intitulada «Les géans du ciel». Segue-se a apaixonante adaptação à BD «Le grand cirque» de Closterman.

Em 1949, Mathelot substitui Raymond Poyvet na série Colonel X, um herói da resistência francesa. Os episódios são publicados na revista Coq Hardi durante dois anos. Nos anos seguintes, sempre com os argumentos de Marijac, Mathelot desenha várias histórias completas, desde epopeias marítimas («Le fils du boucanier») a temas de antecipação («Alerte a la Terre»).

No jornal Mireille, com a colaboração de Marijac, inicia a série Liliane hôtesse de l'air (1954-58) e L'orpheline du cirque (1954).

Em 1958, após terminar o último episódio de Liliane e uma história de automobilismo («Miss Cambouis»), Mathelot retira-se da BD, inconformado com a falta de benefícios económicos, aliado a uma insegurança de um trabalho liberal sem segurança social. Decide abrir um negócio e tornar-se um representante comercial.

Em Portugal, a obra de Mathelot é publicada nas revistas do Cavaleiro Andante, publicações da Empresa Nacional de Publicidade, durante a década de 50 do século passado.

Fica aqui um ensaio da quadriculografia portuguesa de Christian Mathelot:

  • A corrida Alaska-Terra do Fogo (Le raid Alaska-Terre de feu), arg. de Marijac, Cavaleiro Andante (Nº Especial) de Março 1954
  • A estrela do circo (L'orpheline du cirque), arg. de Marijac, Cavaleiro Andante #327 a #456
  • Alarme no Planeta! (Alerte a la Terre), arg. de Marijac, Cavaleiro Andante #8 a #55
  • Ases do volante (Miss Cambouis), Álbum do Cavaleiro Andante #58
  • O filho do flibusteiro (Les fils du boucanier), arg. de Marijac, Cavaleiro Andante #76 a #122
  • O segredo do Monte Branco (La derniére cordée), Cavaleiro Andante #27 a #58
  • Viagem a Marte (L'étrange croisière du Squalis ), arg. de Marijac, Cavaleiro Andante (Nº Especial)  de Dezembro 1953
  • O fim do mundo é para amanhã!, Boletim do Clube Português de Banda Desenhada #120
Lili, hospedeira do ar (Liliane hôtesse de l'air)
  • Três num avião (Saigon-Abidjan), Cavaleiro Andante (Nº Especial) de Abril 1955
  • [st], Cavaleiro Andante #495 a #510





Sem comentários:

Enviar um comentário