1 de agosto de 2013

Os 80 anos da série Rádio Patrulha

Foi em Agosto de 1933 que o jornal Boston Daily Record iniciou a publicação das tiras diárias a preto e branco de uma nova série policial que explorava as últimas inovações técnicas no combate ao crime nos Estados Unidos, nomeadamente, a introdução do rádio no contacto permanente entre as polícias.

Concebida pelo jornalista Eddie Sullivan e pelo desenhador Charlie Schmidt para combater a popularidade de Dick Tracy, a série teve como primeiro nome Pinkerton Jr. (o personagem principal chamava-se Pinky), mudando para Radio Patrol, logo que em 10 de Abril de 1934 a King Features Syndicate (KFS) a começou a distribuir a nível nacional. Anos mais tarde, muda novamente de nome, para Sargeant Pat of the Radio Patrol.

A série tem como cenário o ambiente criminal dos Estados Unidos dos anos trinta com o ruivo Sargento Pat (Pinky havia crescido), personagem central da série, a chefiar uma equipa policial com os polícias Sam Sutterin e a bela Molly Day no combate ao crime individual e organizado. A acompanhar as aventuras deste trio, o setter irlandês Irish.



As tiras diárias da série terminam em 11 de Dezembro de 1950. As pranchas dominicais a cores foram publicadas entre 24 de Novembro de 1934 e 20 de Outubro de 1946.


O sucesso da série gerou um folhetim radiofónico difundido nos anos 30 do século passado e em 1937 uma série cinematográfica de doze episódios da Universal Pictures, com os actores Grant Whiters e Adrian Morris, com realização de Ford Beebe e Clifton Smith.


Em 2010, o serviço da internet da KFS, Dailyink, adiciona a Radio Patrol a outras séries nostálgicas para um serviço diário a todos os subscritores.

Em Portugal, temos conhecimento somente da publicação das tiras diárias de 15 de Outubro de 1934 a 12 de Janeiro de 1935 pelo Mundo de Aventuras (5ª série) (#170 a #180), numa aventura a que deram o nome de «Os bandidos do hipódromo».

Sem comentários:

Enviar um comentário