15 de agosto de 2013

A BD e o cinema (II) - Mandrake


Criada por Lee Falk e Phil Davis em 1934, Mandrake é uma produção da King Features Syndicate, sendo uma das daily-strips com maior longevidade dos comics norte-americanos. Com efeito, só no passado mês de Julho, Fred Fredericks, com 84 anos, deu por terminada a tira diária da série, após 79 anos ininterruptos de aventuras. A prancha dominical já havia terminado no último domingo de 2012. Contudo, a King Features Syndicate anunciou que vai reeditar, diariamente, já a partir do próximo dia 2 de Setembro, no seu sítio da internet, as aventuras do famoso mágico.

Num outro post, foi publicado um ensaio de quadriculografia das aventuras de Mandrake em Portugal, mas o objectivo deste é fazer uma referência à adaptação ao cinema da série.

Aproveitando o sucesso da criação de Falk/Davis, a Columbia Pictures decide produzir, em 1939, uma série de 12 episódios, que distribui pelas salas norte-americanas a partir de Dezembro desse ano. Cabe a Warren Hull (popular actor de séries, como The Spider, Buck Rogers e Dick Tracy) interpretar Mandrake e a Al Kikume (actor havaiano de várias séries de aventuras) o Lothar (originalmente africano)numa realização de Norman Deming e Sam Nelson. Nesta série, Mandrake, ao invés da banda desenhada, pouco recorre ao hipnotismo, agindo mais com truques de magia e prestidigitação.

Mais tarde, em 1967, é produzida na Turquia uma versão não autorizada, intitulada «Mandrake killing'e karsi», com realização de Oksal Pekmezoglu e Güven Erte como Mandrake.


Em 2007, a Baldwin Entertainment Group e a Hyde Park Entertainment adquiriram os direitos de Mandrake para o cinema, num filme a ser dirigido por Mimi Leder. Jonathan Rhys Meyers (Henrique VIII na série Tudors) foi o convidado para o papel do protagonista. Contudo, em 2009, Hayden Christensen substituíu Rhys Meyers. Sem data prevista de lançamento, a Warner Bros anunciou que já está em preparação a versão cinematográfica de Mandrake.

Como curiosidade, Frederico Fellini, importante realizador italiano e amigo de Lee Falk, tentou levar Mandrake à tela num projecto que não vingou.

Sem comentários:

Enviar um comentário