26 de março de 2013

Colecção Público Lucky Luke #6

«Lucky Lucky contra Joss Jamon», de título original «Lucky Luke et le bande de Joss Jamon», é o 23º episódio da série e tem como autores a dupla Morris/Goscinny. O episódio, publicado pela primeira vez na revista Spirou (#966-#989) e  editado em álbum em 1958, é o primeiro com a assinatura de Goscinny no argumento.

Inspirado na quadrilha de Jesse James, este episódio conta-nos como o bando de Joss Jamon aterroriza as populações após a Guerra de Secessão. Lucky Luke, fiel depositário da justiça, persegue-os pela América, até ao seu quartel-general em Frontier-City. Joss, nomeando-se presidente da Câmara, domina a seu belo prazer a cidade, onde o medo impede os habitantes de se revoltarem. Até que Lucky Luke intervém e impõe a ordem e a justiça, derrotando Joss Jamon e o seu bando.

Neste episódio aparecem fugazmente alguns heróis do Oeste que irão ter direito a episódios exclusivos na série, como Jesse James, Billy the Kid e Calamity James.


Jean Gabin, actor francês (1904-1976) é caricaturado em Pete o Indeciso. Também Red Ryder e o seu ajudante Pequeno Castor são homenageados neste episódio.

«Lucky Luke contra Joss Jamon» estreou-se em Portugal em 1968 na revista Tintin (#27 a #47 do 1º ano). Mais tarde, a Meribérica editou o álbum.

Sem comentários:

Enviar um comentário